quarta-feira, 30 de junho de 2010

CASACO AZUL DE TRANÇAS CHENILLE 2

Ficou pronto meu casaco. Esta lã é maravilhosa. Não me canso de elogiar. É pena que só tenha  grossa. Poderiam inventar uma versão mais fina. Eu compraria todas.
Tem que ter cuidado com o fio, pois ele "escama". Como não fumo, não tenho isqueiro, usei o fósforo mesmo. Por onde andei dentro de casa, ficava aquele cheiro horrível. Tem que queimar as pontas da lã, sempre. E tem outra coisa, não dá pra costurar com a lã. Impossível. Como não tinha nenhuma lã na cor, na loja em que fui  também não tinha, incrível, usei linha de costurar, com quatro fios. Espero não me arrepender.
Aí esta o meu casaco. Usei 9 novelos. Ficou tapando o bumbum. Gosto assim. Cada ponto é realmente quase 1 cm. Fica fácil de calcular o número de pontos.
Vocês notaram que em cada foto a cor fica diferente? A cor da lã é azul noite, bem escura.

CUCA DA MINHA MÃE

Hoje vou passar pra vocês outro tipo de receita. Esta, não é uma receita qualquer. É uma receita do coração. Tem cheiro de infância, de colo de mãe. Tem uma blogueira amiga que me perguntou se eu não tinha receita de cuca. Ora bolas, só não tenho, como tenho uma muita especial. Ela é única, é maravilhosa.
Gente, quando minha mãe me ensinou, ela me foi dada da seguinte forma: acho que é duas xícaras, ou três, mais ou menos.... aquela coisa de quem faz à olho, vai colocando até ficar no ponto. São tantos anos fazendo que não tem mais medidas. Aí, quando vai passar pra alguém, fica complicado dizer ao certo quanto de cada coisa.
Tive que ir fazendo. Cada vez que ia de volta em casa , ficar olhando ela fazer, pra prestar atenção no ponto.
Espero que vocês consigam entender e acertar. Caso não consigam, passem um dia lá em Gramado, que convido vocês pra visitar minha mãe e comer uma fatia de cuca .
Ingredientes:
fermento pão 1 pacote
leite morno 1 xícara
1 colher pequena açúcar
* deixar crescer
massa:
2 xícaras açúcar
4 colheres manteiga
3 ovos
1 colher pequena sal
açúcar baunilha à gosto
3 xícaras (- +) farinha de trigo
Esta massa deve ser bem batida antes de acrescentar o fermento. Misture muito bem, quanto mais melhor.
após acrescentar o fermento já crescido, deixe crescer novamente.
 Aí, coloque, em um forma untada, de preferência, uma assadeira( estas retangulares), e deixe crescer novamente.
Após ter crescido novamente, Vamos colocar  a farofa abaixo, sobre a massa.


FAROFA
1/2 xícara manteiga
2 xícaras de açúcar
 - 1/2 xícara de farinha de trigo
deve se começar a misturar somente o açúcar e a manteiga, após vai colocando a farinha. Não se deve colocar muita farinha, para não ficar muito dura a farofa, se colocar pouca ela vai desmanchar. Só se descobre com a prática.Vá misturando, com as MÃOS, fazendo uma farofa, pode deixar umas "bolinhas". Distribua por cima da massa, uniformemente.
Após, levamos ao forno pré aquecido. Temperatura média. Levará uma hora mais ou menos.
Tem que ir cuidando. Não deixe assar rápido, pois a massa não é de cozimento rápido.
Não sou professora de nada, por isso espero que tenham entendido.
Esta receita necessita de prática. Pelo menos pra mim foi assim. Levei um certo tempo pra acertar.
Espero que vocês acertem de primeira. Pois fica muito gostoso. Já estou com água na boca.
BOM APETITE!!!!
Sofia, aproveita bem a receita.

terça-feira, 29 de junho de 2010

VOGUE 2099 E 2010

Hoje recebi as VOGUE KNITTING 2009 E 2010 que havia comprado no início de junho. Vieram rápidinho desta vez. Tenho que confessar que estou decepcionada. São tantas as propagandas... receitas??? poucas, e nem tão assim, aquela coisa...
Como já disse outra vez, prefiro as revistas mais velhas. Ou meu gosto não combina com a moda atual, será???
Claro que tem alguma coisa bonita, mas, não valeu o preço pago. Deixando de xurumela, já que elas estão aqui mesmo, vou mostrar uma fotinhos pra vocês. Como sempre me coloco a disposição, já sabem qualquer coisa é só pedir a receita que mando, claro que em inglês.
Esta é a VOGUE  para Outono, ano 2009.
Esta é a VOGUE  ano 2010 para o inverno.

CACHECOL VERMELHO RUBI

Gostei muito da lã FAST da Cisne. Mas para minha infelicidade não tenho achado em lugar algum. Nem em lojas nem na Internet. Consegui na mesma loja onde já havia comprado, mas na mesma cor do meu casaco, azul, e um novelo vermelho.  Fazer o que??? Comprei o que tinha.
Quero fazer o colete que meu maridinho me pediu, vou fazer no azul, vamos ficar um par de vasos.
E o vermelho??? Um novelo??? Peguei agulhas tamanho 15, estas miniaturas, que por sinal são uma maravilha,  e brinquei com o tal ponto Santa Clara, ao contrário, fiz em ponto meia, ao invés do ponto tricô. . Coloquei 10 pontos na agulha, e rendeu 1,60cm. Nem imaginei que fosse ficar deste tamanho.
Não é nenhuma oitava maravilha, mas ficou bem gostosinho. O toque da lã é tão gostoso, parece veludo. Dei pro marido. Não sei se ele vai usar, pois achou a cor não muito séria pra ir trabalhar, até parece.... as vezes acho ele tão mais velho do que realmente ele é... ahahahahaha
Mas qualquer coisa, pego de volta pra mim.
O  meu casaco, resolvi colocar o zíper, já terminei a gola. Demora pra costurar ozíper, faço a mão, ufaaaa
Acho que termino hoje. Depois mostro.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

CROCHE DA TATARAVÓ

Passo horas mexericando os blogs de nossas amigas. E vendo estes trabalhos de crochê, que adoro, lembrei que ganhei de herança, uma amostra de vários pontos de crochê. Só que não é uma simples amostra. Ela tem uma história por trás dela.
Ela foi feita durante uma viagem de navio da Alemanha para o Brasil em 1800 e poucos pela minha tataravó. Para vocês terem uma ideia aproximada de quanto tempo esta amostra tem, minha avó nasceu em 1896. A amostra foi feita pela avó dela.  A mãe de minha avó nasceu no Brasil. A minha tataravó fez esta amostra para passar o tempo durante a viagem.
Eu aprendi a crochetar com minha avó, que aliás morava conosco. Para que minha mãe pudesse trabalhar, ela cuidava de nossa casa. Era como uma segunda mãe  minha e de meus irmãos.
Esta amostra estava com minha tia, única filha mulher de minha avó. E como sou a única que sei fazer crochê, herdei esta maravilha.
 Claro que ela já apresenta alguns sinais de deterioração, mas tenho medo de consertar e prejudicar mais ainda. Pois é um fio muitooooo fininho. Tenho tomado muitos cuidados pra guardar e manter distante de todos os perigos possíveis. Se alguém souber de alguma dica de conservação, pode me passar, que ficarei
muito grata.
Queridas amigas, vou presentear vocês com as fotos deste lindo trabalho. Espero que vocês gostem.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

CASACO AZUL DE TRANÇAS CHENILLE

Sempre gostei muito deste fio  tipo chenille. Há muitos anos existia um, não lembro o nome nem a marca, mas era horrível, soltava muito. Pra minha grata satisfação, a  Cisne lançou a FAST
Gente, é o máximo. Excelente para tricotar. Estou usando agulhas nº 8, tá bem firme, nem apertado nem solto. Cada ponto, é praticamente 1 centímetro.  O rendimento, bem aí  depende... as duas frentes levei quase três novelos... com as costas ,gastei um total  de 5 1/2.
Não dá pra fazer pontos muito trabalhados, em virtude de ela ser grossa.
Ela é tão linda que nem precisa. Até o avesso dela fica lindo. Não fica um tricô igual ao normal. Parece uma palhinha de vime, sabe??? só vendo
Meu marido, que não é muito de tricô à mão, me pediu um colete desta lã,com um ponto simples, deu uma olhada e disse que podia ser o ponto avesso, pode?????
Vou colocar umas fotinhos, a cor muda muito, mas é um azulão, tipo noite. Sabe como é, nas fotos este tipo de cor fica diferente. O Azul é muito mais escuro. Mas até que foi bom sair mais claro, pois deu pra ver a trançinha que fiz, só pra não ficar monótono.
Quando ficar pronto posto aqui, pra vocês me dizerem se ficou bom.

AGRADECIMENTO

Gostaria de agradecer a todas que me ajudaram a desvendar o mistério desse ponto SANTA CLARA.
Gente, eu já imaginava que ele deveria ser algo muito simples, pois é bem assim. Quando ficamos muito tempo tentando desvendar alguma, é batata., não dá outra. Mas foi ridículo... PONTO TRICÔ, ... demais não???
A primeira pessoa que me passou a informação, a Cátia, me falou que tem na Garnstudio. Eu tenho esta tradução imprimida  desde Janeiro de 2009, e nunca percebi que lá estava o bendito ponto.
Mas, queridas amigas, MUITO OBRIGADA.  Foi muito bom ver que tem gente sempre alerta pra ajudar.
Me senti muito  importante.
Assim que fizer uso deste ponto, postarei o trabalho em como forma de demonstrar minha gratidão.
Beijos a todas que me ajudaram.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

PONTO SANTA CLARA

Estou precisando de ajuda. Tenho várias receitas que falam do ponto SANTA CLARA. Já procurei em vários lugares, e não encontro. Tem receitas que falam no ponto normalmente, como se ele fosse um ponto comum, mas não falam como ele é feito. Fico imaginando que ele deve ser algo muito simples. Já li que este nome é dado na Argentina , no Uruguai, que aqui se chamaria de outro nome. Mas qual, como é feito???
Se alguém souber, e quiser me dizer, eu ficaria extremamente grata.
Desejo a todos um belo dia. Apesar do friozinho que está fazendo.

terça-feira, 22 de junho de 2010

CACHECOL MÁGICO MULTI -FUNCIONAL

Este cachecol tem dado o que falar. Ele é muito criativo.
Muita gente já pediu se tem como tirar a receita.
Parece que é ponto malha. Eu disse PARECE.... Teria que ser feito com agulhas tubulares.
A lã ou fio, sei lá, não sei o nome, é aquele que tem os fios pendurados. Sei que temos uma lã assim, só não lembro o nome. Mas também estou dizendo que temos uma que PARECE...
Esta lã, ou fio, é muito macia, muito gostosinha... Ele é um tubo
E principalmente este cachecol tem muita elasticidade. Que é o segredo dele. E é aí que mora o segredo dele.
Como é que se consegue isto???
Sabe quanto ele media quando chegou??? 40  x 20 cm . Não esqueçam que é um tubo.
Esticado ele chega a ficar com 1,20m. E aí eu pergunto pra vocês, como é que se faz um troço destes???
 Só chinês pra nos dizer.  Não tenho outra explicação.
Bem que eu gostaria de descobrir este segredo, ficaria milionária.
Vou colocar mais umas fotos pra vocês.
Uma pena vocês não poderem sentir a maciez dele.
Vocês viram como ele fica diferente nas várias formas apresentadas??
Nem parece o mesmo. Vamos tentando desvendar este mistério.
Quem sabe descobrimos ????
Mais cabeças pensando é melhor do que uma só.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

BLUSA COM PÉROLA

Sabe aquele armário em que socamos tudo que é pra ser consertado?? Pois é.. mexendo nele, encontrei esta minha blusa com pérolas, que fiz no ano passado.  Tinha soltado a costura da cava com a manga, e como não tinha mais lã, havia guardado pra ver como resolveria. Aí chegou a primavera e foi ficando... Ontem dei de cara com ela Continuava com o mesmo problema, como resolver os pontos descosturados sem lã... de tanto procurar uma solução, achei uma. Por que não linha de bordar? Achei uma da mesma cor, e deu certo. Costurei com os seis fios, ficou perfeito.
Quando resolvi fazer esta receita , não tinha certeza de que conseguiria, e resolvi fazer com uma lã bem barata, usei a Mollet  da Círculo, que encontrei em uma liquidação. A receita era na cor branca, fiz com a cor grená,  que era a que tinha, e eu gosto muito. A receita era com pérolas, eu troquei por estas pedrinhas transparentes, não sei o nome certo. O modelo copiei de um álbum Picasa, que não lembro qual, mas é by  MARTIN STOREY, e de manga curta, pra verão. Adaptei pra manga longa.
Gente depois de interpretar a receita, é, porque não se traduz receitas em inglês, mas se interpreta- cheguei a esta conclusão- ficou tão fácil de fazer, que eu ria de felicidade a cada carreira feita. Colocar as pérolas, era muito fácil, tirando o fato de que as vezes o buraco  era muito pequeno e dificultava um pouco.
Espero que dê pra ver direito nas fotos. O trabalho nas mangas se repete só com  as tranças e com as pérolas. PS.: Ressalva.... A lã utilizada não é a descrita acima e sim a NINA DA PARAMOUNT. Me confundi. É que comprei as duas juntas numa liquidação. E a NINA é bem mais macia do que a Mollet.

sábado, 19 de junho de 2010

CACHECOL MÁGICO

Sabe este cachecol mágico multi funcional que  tem um vídeo no YouTube?
Pois é, comprei um pelo site. E já chegou é bem fofinho, macio.
É preto com branco, parecia ser listrado, mas no estica estica, fica mesclado. Claro que estou treinando as diversas formas de uso. Algumas não tem problema, as  diferentes... hummm , parece que não estica tanto quanto o modelo do vídeo, aí fica mais difícil. Espero que seja minha total falta de pratica.
Acho que a elasticidade muda conforme a cor, será que não?? O preço no site muda.
Quando comprei, as opções de cores não eram muitas. O site está junto ao vídeo no YouTube.
Paguei R$ 39,00 mais o frete. Chegou direitinho.
Vou colocar uma foto dele no meu manequim, pois ainda não treinei o suficiente pra colocar em mim, hahaha.
Achei esta forma bem interessante, pena que temos os braços, hehehe.

Vou treinar mais um pouco, ai quem sabe não descubro outras formas e posto um vídeo também????
Que chique!!!
Bjos

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PORTRAIT-NECK SWEATER 4 E ÚLTIMA

Acabeiiiiiiii....
Nem acredito, que finalmente, consegui acabar minha lindinha blusinha. Isto aconteceu, ontem à noite. E só agora consegui vir postar, pode isto????
Foram tantas as saídas de casa, que não tinha tido tempo para fotografar, passar pro PC. Mas  agora, cá estamos, eu e ela....
Vou contar uma coisa pra vocês, nunca na minha vida, demorei tanto pra fazer um trabalho. Claro, passo o dia em função da casa, dos filhos,(mãetorista), e de noite, quando seria o momento bom de sentar e tricotar, tem o marido. Se falo que quero ficar tricotando, significa que preciso ficar com a luz acesa, e ele gosta de ver TV coma luz apagada, ou gosta de ver filmes, aí tem que ler a legenda... complica muito.
Mas o importante, que mesmo demorada, saiu.
Há muito tempo desejava um manequim de alfaiate. É que também gosto de costurar pra mim. E fica super difícil provar as roupas. Hoje me fiz de louca, e foi comprar um. Foi muito bom ter esperado para comprar,  ficou bem mais em conta. Incrível, pois ainda tem alguma coisa neste país que com o tempo fica mais barata!!!!!! Se alguém quiser saber onde foi, a loja tem site. Posso passar pra vocês.
Vou mostrar umas fotos pra ver o que vocês acham da minha blusa.


As mangas, na foto, ficaram murchinhas,  o manequim só tem busto. Elas são no mesmo trabalho das costas.
Agora vou terminar de costurar a roupa do meu EUCLIDES.
Quem é Euclides??? Meus filhos tem um Mostra de matemática na Escola amanhã, e  o Gabriel terá que ir caracterizado de Euclides, o tal cara da matemática.
Assim que acabar, posto uma foto do Gabriel vestido pra mostrar pra vocês.
E depois... vou definir qual o próximo tricô que vou fazer. Dúvida cruel, pois são tantos os desejos.... Há uma lista enormeeeee pra escolher.
E tem o fato de que quando a gente escolhe, já fica com a cabeça no próximo que vai fazer. A gente é meio doida mesmo... Mas é muito bom....
Bom fim de semana pra todos.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

RECEITAS DO PULL BERINGELA DA ORIGIN'

Hoje uma amiga blogueira me solicitou a receita do pull beringela da ORIGIN' 2009 10.  Como já havia dito anteriormente, não tem problema algum. Vou postar em inglês e francês. Não tenho a tradução. Se alguma amiga quiser traduzir e ajudar aquelas que tem dificuldade... é um favor pra todas nós... Eu acho que estamos no mundo pra nos ajudar, é estendendo a mão que vamos viver melhor.
Se depender de mim, podem contar sempre, não sou exímia em nenhuma língua, mas me viro de algum jeito. Pego tudo  que existe de tradução para tricô,  mas sempre falta alguma coisa. Junto daqui, dali, e vai indo. Quando complica muito, se tiver gráfico, faço só por ele. Imagino de olho. Muitas vezes tem que se usar a criatividade.
Mas temos umas as outras, com certeza fica muito mais fácil. E comigo, não tem este troço de que o que é meu, eu  não divido. Podem contar  que vou estar sempre aqui pra dispor daquilo que eu souber, não é muito, estou mais pra aprender do que ensinar.
Mas deixando de tanto papo, vou paras receitas.

terça-feira, 15 de junho de 2010