sexta-feira, 25 de junho de 2010

CROCHE DA TATARAVÓ

Passo horas mexericando os blogs de nossas amigas. E vendo estes trabalhos de crochê, que adoro, lembrei que ganhei de herança, uma amostra de vários pontos de crochê. Só que não é uma simples amostra. Ela tem uma história por trás dela.
Ela foi feita durante uma viagem de navio da Alemanha para o Brasil em 1800 e poucos pela minha tataravó. Para vocês terem uma ideia aproximada de quanto tempo esta amostra tem, minha avó nasceu em 1896. A amostra foi feita pela avó dela.  A mãe de minha avó nasceu no Brasil. A minha tataravó fez esta amostra para passar o tempo durante a viagem.
Eu aprendi a crochetar com minha avó, que aliás morava conosco. Para que minha mãe pudesse trabalhar, ela cuidava de nossa casa. Era como uma segunda mãe  minha e de meus irmãos.
Esta amostra estava com minha tia, única filha mulher de minha avó. E como sou a única que sei fazer crochê, herdei esta maravilha.
 Claro que ela já apresenta alguns sinais de deterioração, mas tenho medo de consertar e prejudicar mais ainda. Pois é um fio muitooooo fininho. Tenho tomado muitos cuidados pra guardar e manter distante de todos os perigos possíveis. Se alguém souber de alguma dica de conservação, pode me passar, que ficarei
muito grata.
Queridas amigas, vou presentear vocês com as fotos deste lindo trabalho. Espero que vocês gostem.

22 comentários:

disse...

Puxa, que maravilha isso!! tem mesmo uma jóia nas mãos. E parece estar bem conservado... cada ponto lindo!!
bjinhos

Edite Artesanatos disse...

Nossa isso sim que é herança em, eu fiquei imaginando a sua tataravo crochetando,as dificuldades de encontrar a linha pra fazer,e cada ponto um pensamento,um medo do desconhecido.Mas valeu vc compartilhar a sua historia e estas maravilhas.

Beijinhos e um otimo final de semana.

Sandra Croche disse...

Oi,minha linda!!!
São lindos estes trabalhos e
Muito obrigada pela sua visita e por seu comentario lindo,
Obrigada!!!!
Beijos e um bom final de semana,
Sandra Coatti

Cloé disse...

Preciosidades , tesouros ! São belos trabalhos e com toda esta herança não tem como descrever .
Abraços e um ótimo final de semana.

GUYDA disse...

Oiii, Suzi adorei a visita, tudo de bom este friozinho, com um founde, um vinhozinho e o amor do lado.Volte sempre. Bom fim de semana pra você também.

Maria das Graças - Graça disse...

Suzi, eu creio que você pode mandar enquadrar com paspatu, acho que é esse o nome, você vai ter quadrinhos lindos em casa e uma raridade,claro se as amostras forem pequenas. rs sem falar que com certeza a linha destes trabalhos que deve ser muito diferente das de hoje. Eu aprendi tricô com minha madrinha que por sinal era Alemanha. :)
Bjão

Daniela Lopes disse...

oi Susi,tudo bem, o nome da lã é cetim ela é da Cisne,ela é mista com 70%acrilico e 30% lã natural,vale a pena, no bazar horizonte ela esta bem em conta ,valoriza o trabalho e fica bonita por mais tempo,faz um teste acho que vc vai gostar,bjs,Daniela

Nélia Botelho disse...

Olá Suzi

Que maravilha! Isso é mais do que uma revista de pontos de crochet, atendendo à história que está por detrás.Agora estou imaginando como foi possível com os balanços do barco, porque na altura devia ser à vela, conseguir fazer este fantástico trabalho. Guarde-o bem ! Uma preciosidade!

bom fim de semana

bjs
Nélia

sofia georgileas disse...

Isso e de valor inestimavel,que lindo!!!
Tem alma.. Guarde este tsouro com todo carinho!
Dica,e se vc enquadrasse eles,nao se conservariam melhor?
Bom final de semana.
bjokas

Nany Bastos disse...

que lindo isto amiga...parabéns pela reliquia de familia.
um lindo fim de semana pra vc
bjs

ELENA disse...

Que trabalho mais interessante e que história por trás disso, achei tudo muito tocante, obrigada por compartilhar!! BJU!

Verba_ disse...

Очень красиво! Мне нравятся такие узоры!

trichegege disse...

Bonitos trabalhos Suzi, vc deixou um recadinho em meu blog perguntando sobre o ponto santa Clara eu pesquisei no google e todos os blogs argentinos dão o ponto como sendo o punto bobo punto derecho ou Santa Clara que nada mais é que o nosso bom e velho tricô em todo caso vou perguntar p/ as entendidas do grupo que pertenço e se vc ainda não tiver descoberto te passo. veja aqui uma amostra http://www.utilisima.com/manualidades/5520 tem um vídeo onde ele ensina o ponto tricô e o chama de derecho ou Santa Clara.

trichegege disse...

http://all-shares.com/v/wNC_Y49T50U/dos-agujas--punto-santa-clara/ Suzi veja neste vídeo que eu achei na net é muito parecido com o tricô mas, a forma de fazer me parece um pouco diferente se vc tiver paciência de ver o vídeo é bem curtinho eu assisti várias vezes e gostei, fica muito bonito mas, parecece um tricô bem feito daqueles feitos por tricoteirars de primeira. Veja e depois me conte o que vc achou.bjs.

trichegege disse...

Esqueci de falar p/ chegar neste vídeo eu tive que fazer um donwload não sei se vc vai ter que fazer pois eu estou te enviando o link da pagina que tem o vídeo que por sinal eu achei diferente do primeiro link que eu passei mas veja os dois, voltando tive que passar por uma página que tem umas imagens bem grosseiras e vulgares então não se assuste se vc ver, pois são videos que tem nomes ou tags que acabam pelo fato das tags serem parecidas sendo colocados juntos nada que não dê p/ fechar os olhos e procurar o que interessa p/nós.

trichegege disse...

Desculpe te encher com comentários mas, este é o meu jeito fiz uma postagem em meu blog especial p/ vc coloquei o link do vídeo assim vc não vai ter que passar pelas fotos indecentes que te falei na outra postagem e também coloquei a amostra do ponto p/ vc ver como é. Espero que vc não ache ruim de eu colocar teu nome vou coloca-la também entre os meus links.

Audrey disse...

Olá tô aqui babando no seu blog, ôpa deixa eu enxuga kkkkk.
Menina adorei os crochês e os tricôs e aquela blusa vermelha o que é aquilo e a branca então mas me diz ai tem receitinha, aquelas coisas quanto foi de lã que lã usou quantos pontos se puder me passar esse é o meu email.
audreyanjo@yahoo.com.br.
Me tornei seguidora pra sempre ver novidades.
Bjs,
Audrey

Fatima Gouveia disse...

Olá Suzi!
Lindos trabalhos! e de grande valor estimativo, tem mesmo de conservar o melhor possível, pois foi um grande presente.
Obrigada pela visita.
Um beijinho
Mifá

Júnia Flores disse...

Nossa!! Quanta coisa linda!!
Gostaria de saber, se tu tem recebido as mensagens do Grupo Café Tricot? Participe, pois tu é integrante!! Aproveita!
Beijão!!

Maria Amélia disse...

Oi Suzi, obrigada pela visita. Mas que preciosidade você tem em mãos!!!. Que bom que todos souberam passar esse trabalho pelas mãos certas até chegar aos dias de hoje. gd bj. mamélia

Edna disse...

Oi Suzi
Vim retribuir sua visita, eu adoro este tipo de crochê, minha avó, mãe de minha mãe fazia com linha bem grossa de carretel para ficar um trabalho mais encorpado, mas acho que hoje em dia nem existe mais os carreteis de linha que eram de madeira, minha mãe usa os carreteis com preguinhos de sapateiro para fazer os tais aicordes, ela fazia para substituir cadarços ou cordones....
bom esta é uma outra história rsrs
beijos, sucesso.
Edna

Elaine Carlini disse...

Lindos estes trabalhos. Também tenho uma herança de trabalhos maravilhosos, que até já publiquei alguns, feitos pela Vó de meu marido, que por sinal também veio da Alemanha num navio.Bjos Elaine Carlini